Câmara Municipal promove reunião para debater ações e ampliar o diálogo sobre a realidade enfrentada pelas pessoas em situação de rua
Publicado em 28/09/2021 15:57 – Atualizado em 28/09/2021 16:25
O aumento considerável da população em situação de rua, em Barão de Cocais, é uma realidade debatida pelos vereadores da Câmara Municipal, desde o início da Legislatura 2021-2024. Em fevereiro, por exemplo, os parlamentares discutiram sobre o assunto em Reunião Ordinária e, além disso, promoveram um encontro com as equipes da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) para conhecer as ações planejadas por ambos.
Desta forma, na última quinta-feira (23), também foi realizada uma nova reunião na Câmara, com o objetivo de entender a continuidade das iniciativas promovidas no município e debater políticas públicas que podem beneficiar a população em situação de rua, que se encontra concentrada nas proximidades do Terminal Rodoviário São João do Morro Grande. No encontro, além de intermediar o diálogo com outros setores que também podem colaborar com ações, os vereadores debateram sobre alguns procedimentos que podem aprimorar o acolhimento da população.
Segundo o coordenador do Creas, João Henrique Mota, já existe no município uma equipe de abordagem, responsável pelo levantamento sobre a população em situação de rua, pelo atendimento e pelo acompanhamento delas. Já foram realizados alguns atendimentos, como a emissão de documentos e alguns deles também foram encaminharam para o mercado de trabalho.
Apesar dos avanços, o desafio é constante. “Como falamos durante a reunião, continuam chegando pessoas e a gente continua trabalhando, mas há um aumento dessa população”, afirma João Henrique Mota. Ainda de acordo com o coordenador do Creas, é importante lembrar que a população em situação de vulnerabilidade também possui seu direito constitucional de ir e vir e de utilizar os espaços públicos.
Para a secretária de Assistência Social, Denise de Vasconcelos, um dos principais desafios é o desconhecimento sobre o real papel da Assistência Social direcionado às pessoas em situação de rua. “Hoje, o maior desafio que nós enfrentemos é criar o entendimento de que são sujeitos de direitos e que o trabalho precisa envolver todos os atores da rede, porque se não, realmente não vamos conseguir evoluir muito”, afirmou.
Segundo o levantamento realizado pelo Creas, há aproximadamente 30 pessoas em situação de rua em Barão de Cocais, no entanto nem todas aceitam o acompanhamento desenvolvido pela instituição. No final da reunião, os órgãos competentes ressaltaram a importância do encontro, que demonstrou a disposição dos vereadores estão em ouvir, colaborar com o trabalho e reunir outras frentes que podem atuar em conjunto.
A reunião teve alguns encaminhamentos como a realização de visitas em determinados locais da cidade, a possível formação de uma comissão mista para acompanhar o andamento das ações, além da elaboração de propostas para serem debatidas no próximo encontro.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, João Lima, o secretário, Rafael Tcheba e os vereadores Fabrício Preto, Figueiredo, João Resende e Paulinho da ONG. Também colaboraram com o debate, o secretário adjunto do Executivo, Leonei Pires, o secretário de Planejamento e Administração, Domingos Sávio Santos, o procurador-geral do município, Igor Rabello Tavares, o Comandante da 57ª Companhia da Polícia Militar/26º BPM, Tenente Vanderlei Lino da Silva e o presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Barão de Cocais (ACIABAC), Bruno Quintão
			


