Atraso no pagamento dos médicos, que atendem em Barão de Cocais, é discutido em reunião na Câmara

há algum tempo, os médicos que atuam na Saúde de Barão de Cocais, contratados em regime de Pessoa Jurídica (PJ), reclamam sobre o atraso no pagamento dos salários e os questionamentos sobre a situação é bastante recorrente.  Os vereadores, eleitos para a Legislatura 2021-2024, já relataram a reclamação sobre o atraso salarial em diferentes reuniões com a equipe da Saúde. Apesar de toda a movimentação  para solucionar o problema, o impasse ainda continua.

“Desde que a gente foi contratado para trabalhar nos PSF’s, o nosso salário sempre chega com atraso e por mais que tenha sido acordado duas datas, em diferentes dias do mês, para que seja pago o salário em dia, mesmo assim não é pago na data correta que foi acordado”, afirma o médico Marcus Vinicius Ferreira da Cruz, que atua na Unidade Básica Dr. Hélvio Moreira Santos (PSF Andaime), no bairro Progresso.

Junto dele, outros quatro médicos também relataram suas insatisfações com a administração municipal e a Avante, uma das prestadoras de serviços da Saúde. Na reunião, realizada na última quarta-feira (1), os profissionais foram recebidos pelo presidente da Câmara, João Lima e pelo vereador Figueiredo.

Ainda de acordo com Marcus Vinicius, o atraso no pagamento do salário não é um problema enfrentado apenas pelos prestadores de serviço das Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também por alguns profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O médico ressaltou ainda, que o impasse entre a empresa terceirizada com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura, dificulta a efetuação do pagamento na data correta.

Os médicos garantem que, mesmo com o atraso no pagamento dos salários, os profissionais buscam exercer o trabalho pautado na ética profissional e buscam não comprometer os atendimentos, pois compreendem que a responsabilidade é da Administração Pública. Além disso, eles afirmam que a ação é desrespeitosa, pois a carga horária de trabalho, somada aos plantões, é extensa.

Os profissionais ressaltaram a importância de serem recebidos na Câmara Municipal e reforçaram que necessitam de ajuda para resolver toda a situação. A equipe da Câmara já intermediou uma reunião com o objetivo discutir a situação enfrentada pelos médicos junto com a secretária de Saúde, Joseane Batista.