Os jovens de Antônio Dias estão experimentando, mais uma vez, uma formação em teatro do projeto artBEM, que incentiva compreender as artes cênicas como forma de expressão, escuta e construção de narrativas próprias. O resultado do curso de Teatro, que teve início em março deste ano, é o espetáculo cênico-musical “Cadê Dona Gê?”, que será apresentado nos dias 5 e 6/7 (sábado e domingo), às 17h, na Ponte do Cruzeiro (rua Coronel Eleutério), em Antônio Dias. A entrada é gratuita.
“Cadê Dona Gê?” é um espetáculo de rua que narra o misterioso desaparecimento de Dona Geralda, uma senhora que vive numa pequena cidade rural. A história é contada pelos seus treze netos, que saem à procura da avó até descobrirem um fato absurdo: ela foi “puxada” para dentro de um celular e de lá não consegue sair! O que Dona Gê encontrou dentro do mundo virtual? Será que seus netos vão conseguir resgatá-la de lá? Com muita música, comicidade e poesia, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a humanidade e suas relações com a tecnologia e com a natureza nos tempos atuais.
Em cena, estarão os 13 alunos do curso, que são moradores da cidade, sob o direção dos artistas que ministraram a formação durante quatro meses. O artista e professor, Vinícius de Souza, assina direção geral e dramaturgia do espetáculo; a atriz, cantora, compositora e diretora, Luísa Bahia, responsável pela direção musical e assistência de direção; e Luiz Dias, com a direção de arte.
Segundo Vinícius de Souza, a partir de suas vivências, realidades e imaginários, os alunos criaram cenas que dão forma às próprias experiências e modos de ver o mundo. “Embora alguns alunos já tenham experiência teatral em cursos e escolas técnicas, criamos uma peça que parte de uma estética do realismo mágico. Mais do que uma oficina ou uma apresentação pontual, trata-se de um impulso à produção teatral da cidade — fortalecendo a cena local e abrindo caminhos para que essas criações possam circular além dos limites do município”, detalha Vinícius.
Set de Cinema
Ao longo do ano, o artBEM promove diversas atrações culturais abertas para a comunidade abrindo espaço para novas oportunidades, que permitem que os jovens de Antônio Dias desenvolvam autonomia para seguir criando e ampliando a presença da arte na cidade. Uma nova turma do curso de cinema será aberta em julho. Nesta edição do artBEM será direcionada pelo tema Pesquisa do Movimento no Set de Cinema.
Voltada para atuação em cinema, o curso traz como professores a atriz Mariana Ruggiero e o ator Juan Queiroz. Mariana contabiliza mais de 20 curtas-metragens na sua carreira. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante na 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, 2020, e já atuou ao lado de Fernanda Montenegro. Juan tem como trabalhos mais recentes Rota 66 e Vivo ou Morto, no cinema, estreou como um dos protagonistas do filme Passagrana, de Ravel Cabral, em 2024. Neste mesmo ano, estreou seu primeiro trabalho em telenovela, em Renascer.
O curso de Cinema será de 21 a 27/7, no Casarão de Antônio Dias, para até 12 participantes. Inscrições pelo site www.artbem.com.br.
O projeto artBEM
O projeto é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BEMISA, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo. Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
Pelo terceiro ano consecutivo, o artBEM vem com missão de oferecer uma série de ações de bem-estar social, valorizando a memória e o patrimônio de Antônio Dias, promovendo a sustentabilidade, fomentando a formação artística e ampliando o acesso à cultura.
SERVIÇO
Projeto artBEM – Espetáculo teatral: Cadê Dona Gê?
Dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), 17h
Local: Ponte do Cruzeiro, Rua Coronel Eleutério – Antônio Dias
Acompanhe mais ações do projeto pelo site www.artbem.com.br e pelo perfil do instagram @artbem.cultura.