Barão de Cocais recebe Projeto Estação com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo

Barão de Cocais vai receber no próximo sábado (20/09) a etapa local do Projeto Estação, com instalação de painéis fotográficos na praça do Povo. As imagens que serão expostas foram registradas por 10 alunos do município que participaram, de oficinas de fotografia com celular. A montagem, que conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece neste sábado (20/09) a partir das 15h30, na Praça do Povo, no centro da cidade.

O Projeto Estação teve início no começo de 2025, com a participação de moradores de diferentes cidades mineiras. A primeira etapa foi realizada de forma virtual, seguida de aulas presenciais, em que os participantes receberam orientação de professores especializados em fotografia. A proposta é estimular cada aluno a construir um olhar sobre sua própria comunidade, revelando espaços, personagens e memórias locais (especialmente a memória ferroviária).

As imagens produzidas passaram por curadoria e foram transformadas em painéis no formato lambe-lambe. Esses painéis serão instalados em praças e áreas de circulação de cada município participante, transformando o espaço urbano em galeria de arte pública.

Projeto Estação

Além de Barão de Cocais, o projeto percorre cidades como Antônio Dias, Nova Era, João Monlevade, Itabira, Rio Piracicaba e Belo Horizonte, sempre dialogando com a memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que conecta os territórios participantes.

Em Barão de Cocais, as experiências dos alunos são usadas como oportunidade de expressão e valorização da cidade. “O encontro entre diferentes gerações e olhares promove uma troca contínua de saberes, onde a diversidade e novas conexões não apenas enriquecem a experiência, mas reafirmam a importância de projetos que reúnem pessoas tão plurais no centro da narrativa, afirma Preto Filho, Coordenador Geral do Projeto. Além desta narrativa, a sensibilidade também está registrada nas fotos. “Tirar as fotografias é poder parar aquele momento do sentimento”, afirmou Lucas Dias, também participante.

Para a Secretaria de Cultura e Turismo, a chegada do Projeto Estação fortalece a política municipal de incentivo às expressões culturais e amplia a participação da comunidade em atividades educativas e artísticas. “Temos o dever de apoiar iniciativas que fomentem e diversifiquem a cultura na cidade. O Projeto Estação envolve a comunidade, os alunos, valoriza o olhar dos moradores e reforça o papel da cultura como instrumento de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Décio Junior.

O Projeto Estação é realizado pela Horus Planejamento e Gestão, com apoio da Vale e regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

por Comunicação