Barão de Cocais recebeu nesta sexta-feira (3) uma comitiva formada por 67 gestores públicos, guias e agências de turismo. O grupo foi acolhido pelo governo municipal com um café no programa Cozinha Escola, exposição de artesãos locais, apresentações da banda Santa Cecília e Projeto Luthier. A seguir, os visitantes percorreram pontos da região Entre Serras, que reúne Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, em uma iniciativa para fortalecer a presença desse território no mapa turístico de Minas.
Os participantes integraram o 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, realizado nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte. O encontro na capital mineira discutiu políticas públicas e preservação ambiental como eixos estratégicos para a expansão do turismo sustentável no estado.
Depois dos debates, a comitiva desembarcou na Estação Rodoviária Dois Irmãos, em Barão, e percorreu o Santuário São João Batista, o Cine Rex, a Casa do Artesão e outros espaços. A programação seguiu com visita ao Santuário do Caraça. “Trouxemos 67 pessoas para um roteiro na região, a fim de avaliar todo o potencial turístico do território”, destacou Rodrigo Cesário, organizador do congresso.
ProjeçãoO prefeito Geraldo Abade reforçou a relevância da iniciativa para projetar a cidade. “Acreditamos que isso vai alavancar e profissionalizar o turismo em nossa cidade. Precisamos da parceria de todos que puderem, de alguma forma, dar sua contribuição para esse grande projeto”, declarou.
O vice-prefeito Bruce Padovani avaliou que a visita se conecta às mudanças em curso na administração municipal. “É muito importante investir no turismo e na cultura, somando às reformas e obras que estamos realizando, para que tenhamos a cada dia uma Barão melhor para todos”, afirmou.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Décio Júnior, a ação reforça o posicionamento da região como destino plural. “Barão de Cocais se torna cada vez mais forte no fomento ao turismo, seja ele de negócios, criativo, histórico ou de aventura”, disse.
Lucas Soares, gerente de Território da Vale, destacou o apoio da mineradora a projetos voltados à diversificação econômica e valorização local. “O programa Corredores de Rotas, em andamento há dois anos no município, é um exemplo. Ele busca fortalecer empreendedores locais, qualificar seus produtos e transformá-los em experiências turísticas”, explicou.




