Consulta pública revela prioridades da população para aplicação Lei Aldir Blanc em Barão de Cocais

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou, durante reunião do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), os resultados da consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A escuta ativa da população revelou que os moradores de Barão de Cocais querem ações culturais práticas, descentralizadas e acessíveis, com destaque para editais de fomento e premiação, formações artísticas e culturais, incentivo à cultura popular, memória, patrimônio e valorização de iniciativas comunitárias e outras.

A consulta foi aberta a artistas, coletivos culturais, produtores, artesãos e demais trabalhadores da cultura, que puderam opinar sobre as prioridades para aplicação dos recursos federais da PNAB no município. As contribuições demonstram que a sociedade civil deseja participar ativamente do planejamento das ações culturais e entende a cultura como um direito a ser exercido em sua plenitude.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Décio Junior, os dados da consulta reforçam a necessidade de um planejamento público baseado na escuta e na transparência.

“A Lei Aldir Blanc é uma política nacional, mas só faz sentido se for enraizada nas realidades locais. Escutar a população é o primeiro passo para garantir que cada recurso aplicado gere transformação cultural real. Aqui em Barão de Cocais, temos o compromisso de transformar essa escuta em ação”, disse.

As principais demandas levantadas incluem a abertura de editais com regras acessíveis, apoio a grupos culturais tradicionais, fomento à circulação de apresentações artísticas e incentivo a atividades culturais intergeracionais. O relatório da escuta pública vai subsidiar o Plano de Aplicação dos Recursos e Plano de Ação Municipal para a execução dos recursos da PNAB, respeitando os princípios de descentralização e participação social previstos na legislação.

Assim que os editais forem abertos, será feita divulgação para a população.