Prefeitura alerta produtores para vacinação contra Brucelose bovina

Brucelose é causada por Brucella spp que são bactérias Gram-negativas. Os sintomas iniciam-se como uma doença febril aguda, com pouco ou nenhum sinal localizado, e pode progredir para uma fase crônica caracterizada por recaídas de febre, fraqueza, sudorese e dores vagas.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo alerta os produtores rurais do município para a vacinação contra a Brucelose bovina, que é obrigatória e deve ser aplicada em todas as fêmeas bovinas com idade de 3 a 8 meses. Apenas uma única dose da vacina é administrada nesta faixa etária e não precisa ser repetida no decorrer da vida útil do animal.

“A Secretaria de Agricultura fornece a vacina ao produtor rural são-gonçalense também faz a aplicação, que deve ser realizada por veterinário”, ressaltou o secretário José Imaculado Keles.

A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. É provocada por bactérias do gênero Brucella e, além causar diversos problemas reprodutivos, os prejuízos decorrentes da ocorrência de brucelose no rebanho estão relacionados a diminuição da produção de leite e carne, que varia entre 10 e 25%, ao descarte de animais positivos e a desvalorização da atividade e dos alimentos produzidos na propriedade.

Para mais informações, o produtor são-gonçalense deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura.